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Arquitetos: CLAB Architects
- Área: 50 m²
- Ano: 2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vertical Nature Tower é um micro museu de arte projetado e construído pelo CLAB Architects para o ART FIELD NANHAI 2024. Localizada no lago do Yugeng Yueyun Art Park, no distrito de Nanhai, em Foshan, é uma das seis unidades de micro museus de arte curadas pela PILLS. O lago, originado dos antigos tanques de peixe em bases de amoreiras da agricultura tradicional de Guangdong, representa um fragmento do sistema de vida e produção do Delta do Rio das Pérolas, onde a interação entre a agricultura, pesca e a vegetação é uma característica única do sul da China. A Vertical Nature Tower, como uma galeria do Earth Art Festival, busca responder a essa "identidade do sul" por meio de seu design, integrando-se ao contexto cultural e geográfico do local.
Declaração do arquiteto: RELÍQUIAS LUXURIANTES.
No sul, a floresta tropical rejeita a existência individual com sua vitalidade exuberante. Nesse emaranhado de vida, nenhuma planta, animal ou ser se destaca sozinho. Duan Yifu.
A floresta tropical do sul, com sua vitalidade intensa, revela um estado de simbiose entre todas as formas de vida. Aqui, plantas, microorganismos, animais e outros seres vivos florescem de maneira acelerada, com sua aparição e desaparecimento rápidos, em um ciclo constante de vida e crescimento. Mesmo os edifícios construídos com materiais inorgânicos acabam sendo envoltos por essa vitalidade exuberante, coexistindo e se integrando ao ambiente. Esse cenário desperta uma reflexão: seriam os edifícios também uma forma de vida?
Retornando à busca clássica da arquitetura – robustez e permanência – a arquitetura exuberante do sul parece sugerir outra intenção: a arquitetura eterna submersa por essa vitalidade abundante, que, com o passar dos anos, se transforma em uma relíquia da civilização. Essa ideia também remete à imagem um tanto cruel do filme Annihilation: na fronteira sul perdida, o corpo humano é gradualmente ocupado pelas plantas exuberantes, dissolvendo-se na natureza vibrante.
A criação da Vertical Nature Tower visa tornar-se um monumento natural ou um ponto que aponta para o futuro. Na exuberância do sul, o arquiteto utiliza o edifício em vez do corpo para desviar e dissolver o desconforto cruel, buscando compreender a natureza. Com esse conceito em mente, o arquiteto Xu Lang convidou o artista Feng Rui a trazer uma intenção natural para a torre, utilizando sua linguagem suave para, ao invés de expressar a dor do corpo, revelar o poder da vida natural na floresta tropical.
Espaço e construção
A Vertical Nature Tower é composta por nove paredes de concreto de formas distintas que se sobrepõem para formar o espaço principal, com um caminho em espiral projetado até o pavilhão no topo do edifício. Durante o processo de criação, os arquitetos adotaram uma abordagem técnica cuidadosa para lidar com a "aleatoriedade da sobreposição" expressa por essas nove paredes, embora a construção em concreto em si siga uma lógica de condensação, não de sobreposição. A sobreposição significa que o final superior de cada parede e o início inferior da outra devem estar na mesma elevação. Para alcançar essa integração, a estrutura contínua composta por colunas e vigas escuras foi cuidadosamente oculta dentro das paredes. Essa "aleatoriedade" representou um grande desafio para a construção, e a equipe de obra criou modelos no local para garantir a precisão na execução.
Paredes e mosaico da natureza
As nove paredes da Vertical Nature Tower são divididas em superfícies internas e externas. As paredes externas apresentam formas com ranhuras, criando saliências que, no futuro, servirão como "degraus" para o crescimento das plantas. O interior, por sua vez, é revestido de concreto polido, que serve como base para a obra atual do artista. Quebrar, reorganizar, arranjar. A linguagem do mosaico é utilizada para representar a natureza, formando uma ordem e um padrão geral por meio da combinação de pequenas unidades. O musgo, uma planta de vitalidade intensa, é frequentemente considerado um símbolo de tempo e desolação. Ele é tanto um erodidor quanto um curador, reconstituindo a parede com uma vitalidade suave e transformando o frio objeto criado pelo homem em parte da natureza.
Notas finais / Declaração do artista
A Vertical Nature é a forma material da arquitetura e também o espaço onde o tempo, a natureza e a vontade humana se encontram. A parede não é apenas um suporte arquitetônico, mas também um meio de expressão. Ela serve como uma relíquia histórica e testemunha da invasão e simbiose com a natureza. A criação do mosaico é, em essência, um processo de busca por ordem. No entanto, a natureza vertical do mosaico rompe com a estética tradicional da ordem, trazendo o poder do acaso e da natureza. Muitas vezes, as pessoas se sentem absorvidas, engolidas e até completamente ofuscadas em grandes estruturas sociais. Esse sentimento remete à condição dos pequenos seres na floresta tropical, que se sentem insignificantes e impotentes no contexto maior. Ao mesmo tempo, a obra também reflete a contradição da identidade na sociedade moderna: buscamos a independência individual, mas não conseguimos escapar de nosso papel como membros de um coletivo. Quem somos, de fato? Somos produtos da nossa própria vontade ou da cultura social? Qual é o nosso "eu" dentro do grupo social?